terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Expectativa

Bem, nos últimos posts falamos sobre comunicação, compreensão...em geral, sobre as diferentes maneiras de cada um viver isso. Então, penso que não poderia deixar de relacionar essa temática com algo bastante pertinente quando o assunto é comunicação, relacionamento, etc.

Nossas expectativas! Que por vezes nos colocam em tremendas ciladas. Isso mesmo, quem nunca "caiu do cavalo" ou "levou um banho de água fria" ao esperar algo de alguém?!

É natural que criamos certas expectativas com relação as pessoas e nossos relacionamentos, só não deveríamos nos alienar a estas expectativas, pois não é responsabilidade do outro atender a nossos ideais, a nossos desejos. Nós idealizamos pessoas e relacionamentos, isso acontece das mais variadas formas, no trabalho, namoro, casamento, com os filhos, amigos... Quem nunca imaginou como seria o "patrão/marido/filho perfeito", e no dia-a-dia se depara com alguém que não atende muito bem aquela figura idealizada?!
Assim acontece nas mais diversas relações. Diante disso, o que acontece conosco então, nos frustramos.

Isso não quer dizer que não podemos mais criar expectativas, ou idealizar, só que devemos estar conscientes do que é nossa responsabilidade e do que é responsabilidade do outro, para não acabar exigindo que o outro atenda a todas nossas expectativas. Mesmo porque, os relacionamentos mais saudáveis consistem em parte, na compreensão, respeito e aceitação daquilo que somos, sem exigir muitas mudanças. Se existe uma grande necessidade de "mudar" alguém, esta na hora de uma pausa para reflexão.

Achei a tirinha acima na net, e penso que ela ilustra bem o assunto de hoje, não é?!

Até breve :)


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Comunicação Humana



"Em comunicação humana nada é óbvio. Não pense que aquilo que você entendeu é exatamente o que o outro  tentou comunicar". (Marise Sampaio Dias)

É com esta frase que convido você leitor a refletir sobre a comunicação humana, de que forma você comunica o que sente, pensa e também como você compreende o que os outros te comunicam. Sem dúvida, tanto nossa compreensão quanto a maneira com que nos expressamos é intermediada por algo exclusivamente nosso, e por sinal já escrevi sobre isso aqui no blog, nossa subjetividade, nossa maneira única de ser. 

Isso também vai de encontro com o último post, onde escrevi sobre as diferentes formas de perceber e/ou compreender as situações da vida, volto a ressaltar, cada qual com sua maneira única de ser, de sentir, de viver.

O que é importante saber, é que devemos ser responsáveis pelo que falamos e não pela compreensão que o outro irá fazer. É claro, que existem n maneiras de comunicar o que sentimos, pensamos enfim, e não existe certo e errado, existe a forma que cada um pode fazer. No entanto, algumas pessoas tem muita dificuldade em expressar-se, e acabam se atrapalhando muito quando o assunto é comunicação, ou ainda, deixam de expressar-se pois não sabem como fazer, por medo, insegurança...

Bem, vivemos num mundo que é pura comunicação, então não dá pra fugir. Vale ressaltar, que essa habilidade é algo que podemos aperfeiçoar, ajustar, para assim manter relações mais saudáveis, com o mundo, com as pessoas e claro, consigo mesmo.

Esta ai mais um beneficio da terapia!
Boa leitura e até a próxima :)




quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Mudança é Vida!


Olá queridos leitores!

Hoje estou passando para desejar uma boa noite a todos... e claro, também para convidá-los a refletir sobre a mensagem acima, que por sinal é uma mensagem que gosto muito e penso ter tudo a ver com esse movimento que é viver!

Quando conseguimos mudar a maneira como olhamos para determinadas situações, as coisas naturalmente mudam...Existem infinitas possibilidades de olharmos, percebermos e compreendermos uma determinada situação, as vezes somente julgamos, tomados pelo negativismo, desmotivação, raiva...enfim, tudo parece ruim. Mas e que tal olhar de uma forma diferente para aquele velho problema?!
Vamos experimentar, ao acordar amanha, ao invés de acordarmos chateados por ter de "enfrentar" mais um dia de trabalho, ou as tantas dificuldades do dia-a-dia e da vida, que tal encontrar uma forma diferente de pensar sobre o  dia, para a vida?
As vezes faz bem, experimente!

Para finalizar, observamos as seguintes imagens:




Existem muitas coisas para serem percebidas em cada uma,  cada um percebe aquilo que pode e como pode, e sempre haverão maneiras diferentes de olharmos para elas, assim como para as mais diversas situações de nossa vida!
Uma única situação e infinitas formas de compreende-la , de vive-la....

Bem, por hoje é só!
Até breve :)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Nossas Escolhas!


Olá queridos leitores!

Hoje escrevo sobre a importância de nossas escolhas. Como diz a imagem acima, somos nossas escolhas, e você, tem pensado se esta feliz com as escolhas que tem feito?!
Fizemos escolhas o tempo todo, desde que roupa vestir, o que comer, que filme assistir, até por qual profissão escolher,  ir ou ficar, rir ou chorar, fugir ou encarar, mudar ou não mudar....Enfim, umas são mais fáceis outras nem tanto, cada um de nós tem uma forma única de encarar e viver as escolhas. Mas sem dúvidas todas são essenciais para nossa vida, para esse movimento que é viver, considerando que toda escolha implica numa mudança, e mudança é vida renovada, as vezes era tudo o que faltava...escolher e mudar.

Algumas escolhas dizem muito sobre nós, sobre a forma que estamos conduzindo nossa vida, que valor estamos dando a nós mesmos e que valor atribuímos aos outros. Por exemplo, ha quem escolha se calar ou quem escolha agradar, de todas a mais saudável é aquela onde nos colocamos em primeiro lugar, ou seja, quando escolhemos por nós,  quando escolhemos porque gostamos, porque é assim que desejamos, porque precisamos, porque sim...Simples assim!
Se escolhermos pelos outros, na tentativa de surpreender ou agradar, certamente essa escolha fará o outro feliz, mas e você?!

Através das escolhas que fizemos, nossa vida vai tomando novos caminhos, muitas vezes ganhando mais energia, e nós consequentemente nos sentimos mais motivados, renovados! Vejamos, escolher mudar de emprego, quando não se esta mais feliz naquilo que se faz, é um desafio, uma escolha importante, e pode ser tudo aquilo que é preciso para mudar aquela velha história de insatisfação, desmotivação... Penso que quando o assunto é viver bem, nos sentido bem, plenamente atuantes e realizados, vale tudo, e neste caso escolher mudar é o começo!

Claro que toda escolha vai envolver certa dose de ansiedade e medo, bate aquela insegurança e os pensamentos se voltam para o futuro, representados através daquelas conhecidas frases "será que vai dar certo?" "e se eu me arrepender?" "como vai ser?"  "é o melhor a fazer?"... Nada anormal passar por isso quando estamos diante da necessidade de escolher, só não podemos deixar esses pensamentos e sentimentos de medo e ansiedade nos dominar e prejudicar. Para isso também serve a psicoterapia!

Aproveito para ressaltar aqui uma frase do sábio Rubem Alves, que penso ser  pertinente ao assunto de hoje... "Quem, por causa do medo, se encolhe e rasteja, vive a morte na própria vida. Quem, a despeito do medo, toma o risco e voa, triunfa sobre a morte".

Boa leitura, e ao final, convido a olhar-se no espelho e refletir... o que você vê?
Vou ficando por aqui...até breve!