O Blog PRIPSI, fala sobre psicologia, qualidade de vida, saúde, bem estar, conhecimento, pessoas.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
Nossas Escolhas!
Olá queridos leitores!
Hoje escrevo sobre a importância de nossas escolhas. Como diz a imagem acima, somos nossas escolhas, e você, tem pensado se esta feliz com as escolhas que tem feito?!
Fizemos escolhas o tempo todo, desde que roupa vestir, o que comer, que filme assistir, até por qual profissão escolher, ir ou ficar, rir ou chorar, fugir ou encarar, mudar ou não mudar....Enfim, umas são mais fáceis outras nem tanto, cada um de nós tem uma forma única de encarar e viver as escolhas. Mas sem dúvidas todas são essenciais para nossa vida, para esse movimento que é viver, considerando que toda escolha implica numa mudança, e mudança é vida renovada, as vezes era tudo o que faltava...escolher e mudar.
Algumas escolhas dizem muito sobre nós, sobre a forma que estamos conduzindo nossa vida, que valor estamos dando a nós mesmos e que valor atribuímos aos outros. Por exemplo, ha quem escolha se calar ou quem escolha agradar, de todas a mais saudável é aquela onde nos colocamos em primeiro lugar, ou seja, quando escolhemos por nós, quando escolhemos porque gostamos, porque é assim que desejamos, porque precisamos, porque sim...Simples assim!
Se escolhermos pelos outros, na tentativa de surpreender ou agradar, certamente essa escolha fará o outro feliz, mas e você?!
Através das escolhas que fizemos, nossa vida vai tomando novos caminhos, muitas vezes ganhando mais energia, e nós consequentemente nos sentimos mais motivados, renovados! Vejamos, escolher mudar de emprego, quando não se esta mais feliz naquilo que se faz, é um desafio, uma escolha importante, e pode ser tudo aquilo que é preciso para mudar aquela velha história de insatisfação, desmotivação... Penso que quando o assunto é viver bem, nos sentido bem, plenamente atuantes e realizados, vale tudo, e neste caso escolher mudar é o começo!
Claro que toda escolha vai envolver certa dose de ansiedade e medo, bate aquela insegurança e os pensamentos se voltam para o futuro, representados através daquelas conhecidas frases "será que vai dar certo?" "e se eu me arrepender?" "como vai ser?" "é o melhor a fazer?"... Nada anormal passar por isso quando estamos diante da necessidade de escolher, só não podemos deixar esses pensamentos e sentimentos de medo e ansiedade nos dominar e prejudicar. Para isso também serve a psicoterapia!
Aproveito para ressaltar aqui uma frase do sábio Rubem Alves, que penso ser pertinente ao assunto de hoje... "Quem, por causa do medo, se encolhe e rasteja, vive a morte na própria vida. Quem, a despeito do medo, toma o risco e voa, triunfa sobre a morte".
Boa leitura, e ao final, convido a olhar-se no espelho e refletir... o que você vê?
Vou ficando por aqui...até breve!
Marcadores:
acolhimento,
atitude,
blog,
coragem,
decidir,
decisões,
encorajamento,
escolhas,
escolher,
medo,
mudar,
pripsi,
psicologia,
psicoterapia,
rubem alves,
vida,
viver
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo!!
Contribua com sua crítica, sugestões, reflexões!
Seu comentário será bem vindo!