"Em comunicação humana nada é óbvio. Não pense que aquilo que você entendeu é exatamente o que o outro tentou comunicar". (Marise Sampaio Dias)
É com esta frase que convido você leitor a refletir sobre a comunicação humana, de que forma você comunica o que sente, pensa e também como você compreende o que os outros te comunicam. Sem dúvida, tanto nossa compreensão quanto a maneira com que nos expressamos é intermediada por algo exclusivamente nosso, e por sinal já escrevi sobre isso aqui no blog, nossa subjetividade, nossa maneira única de ser.
Isso também vai de encontro com o último post, onde escrevi sobre as diferentes formas de perceber e/ou compreender as situações da vida, volto a ressaltar, cada qual com sua maneira única de ser, de sentir, de viver.
O que é importante saber, é que devemos ser responsáveis pelo que falamos e não pela compreensão que o outro irá fazer. É claro, que existem n maneiras de comunicar o que sentimos, pensamos enfim, e não existe certo e errado, existe a forma que cada um pode fazer. No entanto, algumas pessoas tem muita dificuldade em expressar-se, e acabam se atrapalhando muito quando o assunto é comunicação, ou ainda, deixam de expressar-se pois não sabem como fazer, por medo, insegurança...
Bem, vivemos num mundo que é pura comunicação, então não dá pra fugir. Vale ressaltar, que essa habilidade é algo que podemos aperfeiçoar, ajustar, para assim manter relações mais saudáveis, com o mundo, com as pessoas e claro, consigo mesmo.
Esta ai mais um beneficio da terapia!
Boa leitura e até a próxima :)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo!!
Contribua com sua crítica, sugestões, reflexões!
Seu comentário será bem vindo!