Quando falamos em limites, na maioria das vezes o que nos vem em mente são crianças e as questões relacionadas a educação!
Mas vale lembrar que não somente as crianças necessitam de limites, nós adultos também precisamos!
A vida esta sempre nos testando, em nosso trabalho, relacionamentos, das mais variadas formas, e o limite nos auxilia de modo a nos orientar e organizar diante dos acontecimentos da vida.
Não consigo falar em limites sem falar em amor, pois amar também é dar limites!
Quando amamos alguém, não podemos esquecer de amar primeiramente a nós mesmos e a nossos princípios, pois quando nos amamos também nos respeitamos, reconhecemos o que gostamos ou não, o que queremos, aceitamos ou não...Assim fica mais fácil dizer "não" ou "sim" e colocar limites na relação com as pessoas a nossa volta.
Em qualquer relacionamento, o limite tem função importante, pois ele anuncia até onde eu ou o outro pode ir. Acredito que o limite não deve ser imposto, de forma a reprimir as pessoas, mas sim construído junto em família ou entre o casal, é muito saudável para as relações conversar sobre o que é legal ou não, o que esta fazendo bem ou que esta incomodando, estipular alguns limites visando assim viver em harmonia.
Lembrando sempre que o limite também serve para nos orientar e organizar diante dos acontecimentos da vida. Assim como os valores que nos são transmitidos pela família e sociedade, os limites nos preparam para as frustrações e conflitos que inevitavelmente surgirão no decorrer da vida. Se eu sei que não posso ser ou ter tudo que quero e sei principalmente que não posso desrespeitar o outro para conseguir o que quero, certamente viverei em harmonia comigo e também com o outro, pois estarei respeitando os meus limites e evitando conflitos maiores. E se tudo que se quer se tem, não se ensina mais o valor da gratidão, pois cresceríamos achando que é obrigação daqueles que nos cercam dar o que desejamos. E assim esqueceríamos o prazer da conquista, da construção e da gratidão.
Bem , por hoje é isso, fica a sugestão para refletir sobre o assunto!
Abraços :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo!!
Contribua com sua crítica, sugestões, reflexões!
Seu comentário será bem vindo!