segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Oração da Gestalt

Como já devo ter mencionado aqui no blog, minha orientação teórica é Gestalt Terapia, esta é a abordagem que embasa e norteia meu trabalho, no post de hoje quero dividir um poema bem legal com vocês leitores.

“Oração da Gestalt”, trata-se de um pequeno poema escrito por Frederick Perls, percursor da Gestalt Terapia, o poema é considerado uma síntese da sua visão sobre as relações interpessoais.
Muitos fazem a leitura e concluem que ha um individualismo exacerbado cultuado no poema, uma enfase no "eu", mas se nosso "eu" não estiver bem resolvido, em harmonia com aquilo que de fato somos, acreditamos, desejamos...que relacionamento será pleno?  E mais, o poema também chama a atenção para as expectativas que lançamos sobre o outro e as relações que mantemos. Essas expectativas (aiaiai), temos que ter muito cuidado, pois elas nos cegam,  vimos nos outros apenas aquilo que gostaríamos que ele fosse, e não de fato o que ele é. Assim parece que somente percebemos os "defeitos", aquilo que o outro deveria ser, dizer, sentir....e por ai vai, esquecemos que nós somos os únicos responsáveis por nossos desejos e ninguém tem obrigação de realiza-los. Além disso, nossas expectativas vão se tornando exigências, passamos a cobrar mais e desejar muito, isso pode sufocar qualquer relacionamento.

Penso que a interpretação e a compreensão é algo que passa pela nossa subjetividade, portanto, cada um terá a sua. Gostaria de compartilhar aqui este poema e permitir que façam suas reflexões acerca das relações que têm mantido e o que pensam sobre elas.

O poema, ou oração, como muitos chamam, é mais ou menos assim:



E ai, o que você achou??!!


5 comentários:

  1. Perfeito, não há nada na vida mais correto que esse texto.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A oração da Gestalt de Fritz Peris é irretocável, incomparável, agradável, apaixonante ensinamento a todos nós em qualquer época continuará válida, amei.

    ResponderExcluir
  4. Concordo, estamos aqui para vivermos só, ou para nós unirmos e agregarmos, contribuir para o crescimento do outrem, mas somos únicos cada um em si, mas podemos ser agregadores um do outro, mas somos únicos em nós

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!!

Contribua com sua crítica, sugestões, reflexões!
Seu comentário será bem vindo!