quinta-feira, 30 de abril de 2015

Jardim Secreto



Olá queridos leitores!

Você certamente já ouviu falar da mais nova febre no universo dos livros, chama-se Jardim Secreto!
É um livro de colorir para adultos, que auxilia a relaxar, se concentrar, e aliviar o estresse.
Semelhante a ele também existe o Floresta Encantada, que tem a mesma proposta e ambos são da mesma autora, Johanna Basford.

É um material muito bacana, eu comprei e estou experimentando, ou melhor, colorindo rsrsrs...
E realmente sinto que ao estar colorindo desligo-me daquele estresse rotineiro, ou das tensões do dia-a-dia, e até dos pensamentos negativos, preocupações... Acho que vale a pena experimentar, e claro, com bom senso, saber que o liro não vai curar ninguém, a promessa nem é essa, mas sim proporcionar momentos de descontração, relaxamento e oferecer uma forma de aliviar níveis de estresse e ansiedade! Como já mencionei aqui no blog, existe inúmeras formas de trabalharmos ansiedade, estresse, cada um faz aquilo que lhe faz sentir melhor!

Já indiquei para alguns pacientes e todos estão gostando!
Então agora vou encerrando por aqui pois quero ir colorir meu Jardim Secreto ok rsrsrs


quarta-feira, 8 de abril de 2015

Assédio Psicológico no Trabalho



Logo você vai entender o por que desta imagem..rsrsrs

Provérbio Árabe : Tudo que acontece uma vez, pode nunca mais acontecer, mas tudo que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira.
É com esta mensagem  que inicio o post de hoje e convido a todos para refletir sobre tal problemática, o Mobbing, ou assédio psicológico como é denominado e conhecido no Brasil.
Tal fenômeno vem sido reconhecido como nova causa de mal estar e adoecimento no trabalho e tem mobilizado pesquisadores e profissionais da área da saúde ocupacional.

Vamos conceituar algumas coisas importantes. Você certamente já ouviu falar em Bullying, termo utilizado para violência física/psicológica  entre crianças e adolescentes no contexto escolar. Já o mobbing tem sido utilizado para definir a violência pessoal, moral e psicológica no ambiente de trabalho. Então, podemos encontrar aqui dois termos bastante semelhantes, no entanto um se caracteriza como violência psicológica entre adultos no contexto ocupacional (mobbing), e outro se caracteriza como uma forma de violência entre crianças e adolescentes no contexto escolar. O diagnóstico de ambos, deve ser realizado por profissionais, sempre levando em consideração o tempo, frequência e intensidade que vem acontecendo determinada situação, para isso são realizadas entrevistas, testes, uma avaliação de forma geral.

Foi na década de 80 que o o Psicólogo do trabalho Heinz Leymann popularizou o conceito de mobbing  definindo-o como:
“o fenômeno no qual uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de forma sistemática e recorrente e durante um tempo prolongado, sobre outra pessoa no local de trabalho, com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vitima/s , destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho, e finalmente conseguir que essa pessoa abandone seu local de trabalho".

De forma geral, este comportamento, considerado anti ético por muitos estudiosos, e esta situação não afeta somente a vítima, mas também as pessoas que testemunham tal assédio, gerando estresse significativo no ambiente de trabalho, prejudicando assim as relações, comunicação e sem dúvida o desempenho dos colaboradores. A saúde pode ser prejudicada de várias formas, alguns sintomas já foram relacionados no caso da pessoa que sofre essa forma de assédio, entre estes sintomas estão: insônia, apatia, melancolia, aumento do estresse e tensão, desconforto gástrico, perda de apetite, entre outros. 
Os principais efeitos adversos à saúde são: depressão, ansiedade, prejuízos cognitivos entre outros.

Vale ressaltar que o fato de se identificar com tais sintomas não quer dizer que você seja uma vítima de mobbing, aliás, tais sintomas são vivenciados em outras situações estressoras da vida e do trabalho. Antes de se auto-diagnosticar consulte um profissional da saúde J

Bem, tem muita coisa para escrever sobre essa temática aqui, utilizei como referência um artigo super bacana, que aproveito para indicar aos profissionais que trabalham em departamento pessoal, gestão de pessoas ou RH... vou deixar referência ao final ok.

E antes de encerrar, gostaria de ressaltar que o mobbing, ou assédio psicológico, traz sim muitos prejuízos para a saúde do trabalhador, mas não somente isso, pois a presença da violência no ambiente de trabalho representa prejuízos para a empresa/organização também, basta pensarmos no impacto causado pelo absenteísmo, baixa na produtividade e rotatividade de pessoal. Sendo assim o combate e também a prevenção à esta forma de violência no trabalho traz benefícios ao individuo, à organização e à sociedade de forma geral. O psicólogo pode colaborar muito neste trabalho dentro das empresas, visto que cabe a ele, através de testes e avaliações verificar a existência dessa problemática e com base nos resultados tomar medidas  que visem o bem estar no ambiente, trabalhando com prevenção ou promoção da saúde.

Então, hoje escrevi bastante né?!
Vou ficando por aqui, espero que tenham gostado do post, que hoje teve um perfil diferente dos que venho escrevendo, foi mais teórico, porém informativo e informação ou conhecimento nunca são demais né J

Referência Bibliográfica:

GUIMARÃES, L. A.M.; RIMOLI, A. O. Mobbing (assédio psicológico) no trabalho: Uma Síndrome Psicossocial Multidimensional. Psiclogia Teoria e Pesquisa: 2006.





segunda-feira, 6 de abril de 2015

Nossa Responsabilidade!

Olá queridos leitores!

Depois de um tempo ausente, retornei e sabe que eu já estava com saudade de escrever, porque é uma coisa que eu adoro...PENSAR E ESCREVER!!

Hoje escrevo sobre nossa responsabilidade sobre aquilo que vivemos. Sempre enfatizo aqui no blog e também no trabalho que realizo na clínica, sobre a importância de nossas escolhas e  a responsabilidade que devemos exercer sobre tais escolhas e de forma geral sobre nossa vida.

Já escrevi coisas do tipo, é nossa responsabilidade ser feliz, viver plenamente, que não deveríamos esperar pelos outros, responsabilizando-os pelo nosso bem estar ou felicidade, enfim. De fato, para algumas pessoas é muito mais comodo esperar pelos outros. Alguns esperam que o médico vai resolver seus problemas de saúde, esperam  que o psicólogo vai curar sua dor emocional, o personal trainer vai tirar uns 8 kg como um passe de mágica, que o marido vai realizar todas as fantasias....e por ai vai!
Tudo aquilo que queremos alcançar necessita que nos responsabilizemos por isso, que empenhemos, necessita algum esforço e dedicação nossa. Esperar pelo outro é como tirar de si tais responsabilidades.

Para que possamos viver plenamente e sermos atuantes em nossa vida, precisamos nos responsabilizar pelo que queremos ser e fazer, nos responsabilizar pelos nossos objetivos. Primeiramente é necessário se conhecer, e ai sim, responsabilizar-se pelo que é e pela maneira que vive, sem culpa e sem medo. Somos responsáveis pelos momentos bons e de alegria mas também pelos de desordem, sofrimento e os mais diversos momentos que vivemos. Uma pessoa infeliz no trabalho, que esta adoecendo em determinado ambiente ou ao realizar certa atividade, tem sua responsabilidade, que vai desde permanecer neste trabalho até a percepção que ela construiu sobre o que vive e como vive esse trabalho. O mesmo exemplo serve para relacionamentos familiares ou "amorosos", uma mulher que esta ha 20 anos infeliz em seu casamento, tem também sua responsabilidade nessa infelicidade, pelo menos no que diz respeito a permanecer nesse relacionamento. Quando calamos, quando consentimos, quando brigamos, quando nos expomos, quando nos arriscamos, sempre haverá responsabilidade nossa, que é sempre permeada por nossas escolhas.

Bem poderia citar muitos exemplos, pois o tempo todo somos responsáveis pelo que vivemos, pelas escolhas que fizemos. Mas para não me estender muito logo depois desse em que estive ausente, vamos logo para os finalmente... rsrsr

Para finalizar, quero deixar uma mensagem e um convite para reflexão :)