segunda-feira, 6 de abril de 2015

Nossa Responsabilidade!

Olá queridos leitores!

Depois de um tempo ausente, retornei e sabe que eu já estava com saudade de escrever, porque é uma coisa que eu adoro...PENSAR E ESCREVER!!

Hoje escrevo sobre nossa responsabilidade sobre aquilo que vivemos. Sempre enfatizo aqui no blog e também no trabalho que realizo na clínica, sobre a importância de nossas escolhas e  a responsabilidade que devemos exercer sobre tais escolhas e de forma geral sobre nossa vida.

Já escrevi coisas do tipo, é nossa responsabilidade ser feliz, viver plenamente, que não deveríamos esperar pelos outros, responsabilizando-os pelo nosso bem estar ou felicidade, enfim. De fato, para algumas pessoas é muito mais comodo esperar pelos outros. Alguns esperam que o médico vai resolver seus problemas de saúde, esperam  que o psicólogo vai curar sua dor emocional, o personal trainer vai tirar uns 8 kg como um passe de mágica, que o marido vai realizar todas as fantasias....e por ai vai!
Tudo aquilo que queremos alcançar necessita que nos responsabilizemos por isso, que empenhemos, necessita algum esforço e dedicação nossa. Esperar pelo outro é como tirar de si tais responsabilidades.

Para que possamos viver plenamente e sermos atuantes em nossa vida, precisamos nos responsabilizar pelo que queremos ser e fazer, nos responsabilizar pelos nossos objetivos. Primeiramente é necessário se conhecer, e ai sim, responsabilizar-se pelo que é e pela maneira que vive, sem culpa e sem medo. Somos responsáveis pelos momentos bons e de alegria mas também pelos de desordem, sofrimento e os mais diversos momentos que vivemos. Uma pessoa infeliz no trabalho, que esta adoecendo em determinado ambiente ou ao realizar certa atividade, tem sua responsabilidade, que vai desde permanecer neste trabalho até a percepção que ela construiu sobre o que vive e como vive esse trabalho. O mesmo exemplo serve para relacionamentos familiares ou "amorosos", uma mulher que esta ha 20 anos infeliz em seu casamento, tem também sua responsabilidade nessa infelicidade, pelo menos no que diz respeito a permanecer nesse relacionamento. Quando calamos, quando consentimos, quando brigamos, quando nos expomos, quando nos arriscamos, sempre haverá responsabilidade nossa, que é sempre permeada por nossas escolhas.

Bem poderia citar muitos exemplos, pois o tempo todo somos responsáveis pelo que vivemos, pelas escolhas que fizemos. Mas para não me estender muito logo depois desse em que estive ausente, vamos logo para os finalmente... rsrsr

Para finalizar, quero deixar uma mensagem e um convite para reflexão :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo!!

Contribua com sua crítica, sugestões, reflexões!
Seu comentário será bem vindo!