terça-feira, 24 de setembro de 2013

Indicação de Filme!

Olá pessoal!

Fazendo um gancho com o último post aqui do blog, que falava sobre nossa personalidade e as diferentes formas de compreender e interpretar um objeto ou fenômeno. Gostaria de sugerir um filme muito legal que assisti faz algum tempo e acabei relacionando com o tema deste ultimo post.

Chama-se As Aventuras de PI.

Ao final do filme você vai perceber que existe mesmo muitas formas de interpretar uma situação, cada um interpreta como pode, de acordo com nossa subjetividade e personalidade.

Para quem já assistiu, em que história você decidiu acreditar?!!

Para quem ainda não assistiu, é muito legal o filme, fica a dica!

Segue link com o trailler: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-54343/trailer-19428134/

Abraços e até mais!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Sobre algo exclusivamente seu...Sua Personalidade!

Olá queridos leitores!

Aqui estou eu novamente escrevendo sobre minhas reflexões...O tema de hoje, eu particularmente acho super interessante, e com toda certeza ele foi uma das bases de conhecimento que me tornaram Psicóloga.

Hoje quero falar sobre as diversas formas de observar e compreender um objeto ou fenômeno. Este assunto envolve nossa subjetividade, nossa personalidade, algo que é especialmente nosso. A forma como vivemos, observamos, compreendemos, acreditamos, amamos, é única e ninguém mais faz como nós. Muitos se perguntam, o que nos torna o que somos? Bem, essa é uma questão que possibilita muitas respostas. Eu gosto de responde-la baseando-me em uma aula maravilhosa que tive na metade da faculdade, quando falávamos sobre construção da subjetividade/personalidade. Um professor deu um exemplo muito legal, ele nos disse que somos como uma bricolagem, ou melhor um mosaico, cada peça deste mosaico diz respeito a algo especifico sobre nós, uma se refere a educação, outra aos sentimentos, as experiências, à nossa história dia após dia, outra se refere às coisas que vimos e ouvimos, as coisas que acreditamos, que gostamos ou não...e por ai vai, todas as peças juntas fazem ser quem somos.
Então nesse mosaico, parte do que somos, é proveniente das relações sociais, ou seja, nosso contato com os outros (família, amigos...), nessas relações aprendemos muitas coisas, principalmente regras, valores e crenças que são ensinados primeiramente pela família e mais adiante pela sociedade (escola, trabalho...). A outra parte desse mosaico, eu diria que já é nossa por natureza, nascemos com algumas características, é como se fosse nossa essência.
Nossa essência representa de fato o que somos, ela permeia nossas relações e o contato com o mundo, ela vai influenciar e muito em nossas escolhas, atitudes,  pensamentos. Ela nos diferencia dos outros, pois eu percebo um determinado objeto ou fenômeno de um jeito e você  percebe o mesmo objeto ou fenômeno de um jeito diferente do meu. Vamos fazer um teste, selecionei algumas imagens que encontrei na net e anexei aqui neste post, elas podem dizer muita coisa, mas é você quem vai significar elas, ou seja, você vai observar estas imagens e refletir sobre o que você consegue ver nelas. Nem sempre o que você verá, será o mesmo que eu vou ver, ou que seus amigos vão ver e por ai vai...Experimente!

Podemos utilizar isso para outras situações, por exemplo, como você compreende ou o que você pensa sobre casamento, filhos, trabalho, amizade...Certamente não será igual ao que as pessoas a sua voltam pensam.

E assim é com as mais diversas situações da vida. Uma mesma situação é interpretada de várias formas, cada um vai interpreta-la como pode, sempre de acordo com sua personalidade. Por isso volto a mencionar aqui no blog, ninguém é igual a ninguém, e aceitar que somos diferentes e únicos é o primeiro grande passo para o autoconhecimento e para uma vida plena.
Isso significa que você vai deixar (em partes) de acreditar na concepção de que existe o certo e o errado e vai parar de procurar por uma verdade absoluta e tentar se encaixar nela para viver e ser feliz. Você vai encontrar o seu jeito, a sua verdade, o seu certo e errado e vai se ocupar mais com você e com seus desejos do que com os outros e com aquilo que os outros esperam de você.

Então, temos ai uma forma de explicar como nos tornamos o que somos hoje; e também uma forma de compreender a partir disso, como podemos perceber os fenômenos de forma diferente de nossos amigos e familiares.

Bem, é uma tarefa difícil descrever quem somos, pois estamos em constante mudança, como uma metamorfose. Mas, o que é nosso por natureza, dificilmente podemos negar. É assim com tantas coisas, nossa maneira de amar, de cuidar, de estudar, de se relacionar...enfim. Ela esta sempre conosco e não conseguimos muda-la com facilidade, porque ela é  parte do que somos, muitas vezes é necessário aceita-la ao invés de nega-la e quer mudar.

Espero que possam fazer suas reflexões!
Um abraço a todos :)




quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SPA do Silêncio

Vivemos um tempo em que dedicar um momento pra si e ficar sem fazer nada, "ficar de bobeira" ou "de perna pro ar" é também sinônimo de malandragem , coisa de quem não quer nada com a vida, ou de quem esta doente, com depressão. Ao que parece, não é mais possível desejar o silêncio e o vazio, os dias "sem nada pra fazer". Aliás, será que algum dia foi possível?

O negócio da vez é estar sempre em ação, sempre agindo...Sempre trabalhando, pesquisando, estudando, conquistando, viajando, organizando, comprando, entre outros afazeres. Nossa, confesso que cansei, só de imaginar tantas ações e tantas coisas para fazer.

Mas, de forma geral, as pessoas inseridas nesse sistema, e eu diria até que é uma forma de ser na sociedade em que vivemos, estão a todo vapor e não desejam mais o silêncio e o vazio, inclusive muitas tem medo de experimenta-los. É uma busca incansável por ter o que fazer, por ter com quem estar e ter para onde ir.

Por isso, hoje quero convidá-los para visitar um lugar especial. Vejam só, aqui estou eu convidando-os para que façam algo...que coisa né?!
Enfim, é um lugar mágico, não tem endereço, nem telefone, você não precisa fazer reserva e nem precisa estar acompanhado. Cada um pode visitá-lo sempre que quiser. Chama-se SPA do silêncio, que reside dentro de cada um de nós, por isso volto a dizer, você pode contatá-lo sempre que quiser. Não existe um caminho ou uma receita para acessa-lo, você só precisa desejar o silêncio, permitir-se sentir o vazio, sem estranha-lo, sem culpar-se.
Bem, para alguns vai dar certo, será uma experiência legal, prazerosa, uma viagem em tanto. Para outros a estranheza vai predominar e o incomodo vai fazer com que voltem logo para as suas atividades.
É fato que muitas pessoas sofrem com a tal "correria"  e tantas ocupações, mas ao mesmo tempo desejam e precisam dela.
Não podemos esquecer que estar e viver uma "correria", uma vida cheia de compromissos e afazeres é seguro por si só, pois significa que você faz parte de um grupo considerável da sociedade, é um grupo que trabalha, que produz, então você tem uma função. Outra reflexão importante é a de que, os apelos consumistas estão por toda parte, sempre temos algo para conquistar, para comprar, para consumir. Estamos vivendo em tempos de TER, isso realmente me preocupa, pois quantos de nós deslumbrados com o poder de TER, acaba esquecendo de SER e assim passa a vida tentando ganhar, comprar e para isso esta sempre precisando se ocupar, trabalhar, e por ai vai. Aquilo que nos falta parece ocupar mais espaço em nossas vidas do que as coisas que já temos.

São tantas questões envolvidas que as vezes pensamos ser impossível visitar este spa. Mas de alguma forma ele estará sempre disponível, e sempre que quisermos poderemos visitá-lo, as vezes para aliviar o estresse, a ansiedade ou podemos assumi-lo como nossa rotina, um estilo de vida, e assim dedicar pelo menos alguns momentos do seu dia para experimentar o silêncio e o vazio. Uma dupla que pode trazer inúmeros benefícios, entre eles o autoconhecimento!

Em pesquisa na net por imagens relacionados ao assunto - Spa do Silêncio, encontrei a imagem abaixo e achei interessante compartilhar com vocês!

Espero que possam fazer suas reflexões :)

Bem, por hoje é isso! Um forte abraço e até breve!

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pessoas Presentes!

Hoje quero iniciar dividindo algo especial. Um poema muito lindo que fala sobre algo que eu adoro, GENTE, PESSOAS, suas histórias, medos, alegrias, enfim...Espero que  possam fazer suas reflexões depois da leitura!

"Vamos falar de gente, de pessoas...
Existe, acaso, algo mais espetacular do que gente?
Pessoas são um presente.
Algumas tem um embrulho bonito,
como os presentes de Natal, Páscoa ou festa de aniversário.
Outras vêm em embalagem comum.
E há as que ficaram machucadas no correio...
De vez em quando uma Registrada.
São os presentes valiosos.
Algumas pessoas trazem invólucros fáceis.
De outras, é dificílimo, quase impossível, tirar a embalagem.
É fita durex que não acaba mais...
Mas... a embalagem não é o presente.
E tantas pessoas se enganam, confundindo a embalagem com o presente.
Por que será que alguns presentes são complicados para a gente abrir?
Talvez porque dentro da bonita embalagem haja muito pouco valor.
E bastante vazio, bastante solidão. A decepção seria grande.
Também você amigo.
Também eu.
Somos um presente para os outros.
Você para mim, eu para você.
Triste se formos apenas um presente-embalagem:
muito bem empacotado e quase nada, lá dentro!
Quando existe verdadeiro encontro com alguém,
no diálogo, na abertura, na fraternidade,
deixamos de ser mera embalagem e passamos à categoria de reais presentes.
Nos verdadeiros encontros humanos,
acontecem coisas muito comoventes e essenciais:
mutuamente nós vamos desembrulhando, desempacotando, revelando...
Você já experimentou essa imensa alegria da vida?
A alegria profunda que nasce da alma,
quando duas pessoas se comunicam virando um presente uma para outra?
Conteúdo interno é segredo
para quem deseja tornar-se Presente aos irmãos de cada estrada
e não apenas embalagem...
Um presente assim não necessita de embalagem.
É a verdadeira alegria que a gente sente e não consegue descrever,
só nasce no verdadeiro encontro com alguém.
A gente abre, sente e agradece a Deus".

Autor: S. Sheider H. Hartmann

Refletindo...
Tive acesso pela primeira vez a este poema, quando participei de um congresso sobre Psicologia e suas diversidades...Desde então, sempre que leio me emociono, pois sinto que ele representa muito sobre as pessoas e suas "embalagens".
Além disso, quando o leio acabo sempre chegando a mesma conclusão: Ninguém é igual a ninguém, e nem precisamos ser, afinal cada um com sua embalagem, seu conteúdo e sua história. Cada presente tem uma história, uma forma de ser,  que é especial em sua singularidade. 
E sobre os presentes com defeitos ou qualidades? Ruim ou bom? Certo ou errado? Essas questões estão sempre nos cercando e com certeza possibilitam muitas reflexões. Mas eu prefiro acreditar que somos o que podemos ser, dentro de nossas possibilidades e limitações, agarrados à nossas verdades e crenças...Assim, sentimos, vivemos, compreendemos, amamos, sofremos de forma única, uma forma exclusivamente nossa. 
Como psicóloga, acredito que podemos sempre melhorar nossa forma de ser, de sentir, de fazer, de viver...Para isso existe a terapia, que é um cuidado especial e um presente que podemos dar a nós mesmos!

Por hoje é isso, espero que possam fazer suas reflexões, fiquem a vontade para compartilhar!
Um Abraço e até mais!

Bem Vindos!

Bem vindos queridos leitores!

Essa é minha primeira postagem, certamente estou sentindo aquele famoso "friozinho na barriga"e louca para saber o que vocês vão achar dos posts e tudo mais...Bem vamos lá,  resumidamente, pretendo fazer deste blog, um espaço onde eu possa compartilhar com vocês minhas reflexões sobre assuntos diversos relacionados a Psicologia, qualidade de vida e bem estar, também quero compartilhar algumas coisas que eu gosto, como músicas, livros, filmes... Sempre buscando proporcionar uma leitura prazerosa e de fácil entendimento. Com toda certeza estarei sempre aberta a sugestões, criticas e demais, pois o termômetro do blog vai ser justamente isso, a participação e envolvimento dos leitores.

Sejam todos bem vindos a esta espaço!