Olá queridos leitores!
Aqui estou eu novamente escrevendo sobre minhas reflexões...O tema de hoje, eu particularmente acho super interessante, e com toda certeza ele foi uma das bases de conhecimento que me tornaram Psicóloga.
Hoje quero falar sobre as diversas formas de observar e compreender um objeto ou fenômeno. Este assunto envolve nossa subjetividade, nossa personalidade, algo que é especialmente nosso. A forma como vivemos, observamos, compreendemos, acreditamos, amamos, é única e ninguém mais faz como nós. Muitos se perguntam, o que nos torna o que somos? Bem, essa é uma questão que possibilita muitas respostas. Eu gosto de responde-la baseando-me em uma aula maravilhosa que tive na metade da faculdade, quando falávamos sobre construção da subjetividade/personalidade. Um professor deu um exemplo muito legal, ele nos disse que somos como uma bricolagem, ou melhor um mosaico, cada peça deste mosaico diz respeito a algo especifico sobre nós, uma se refere a educação, outra aos sentimentos, as experiências, à nossa história dia após dia, outra se refere às coisas que vimos e ouvimos, as coisas que acreditamos, que gostamos ou não...e por ai vai, todas as peças juntas fazem ser quem somos.
Então nesse mosaico, parte do que somos, é proveniente das relações sociais, ou seja, nosso contato com os outros (família, amigos...), nessas relações aprendemos muitas coisas, principalmente regras, valores e crenças que são ensinados primeiramente pela família e mais adiante pela sociedade (escola, trabalho...). A outra parte desse mosaico, eu diria que já é nossa por natureza, nascemos com algumas características, é como se fosse nossa essência.
Nossa essência representa de fato o que somos, ela permeia nossas relações e o contato com o mundo, ela vai influenciar e muito em nossas escolhas, atitudes, pensamentos. Ela nos diferencia dos outros, pois eu percebo um determinado objeto ou fenômeno de um jeito e você percebe o mesmo objeto ou fenômeno de um jeito diferente do meu. Vamos fazer um teste, selecionei algumas imagens que encontrei na net e anexei aqui neste post, elas podem dizer muita coisa, mas é você quem vai significar elas, ou seja, você vai observar estas imagens e refletir sobre o que você consegue ver nelas. Nem sempre o que você verá, será o mesmo que eu vou ver, ou que seus amigos vão ver e por ai vai...Experimente!
Podemos utilizar isso para outras situações, por exemplo, como você compreende ou o que você pensa sobre casamento, filhos, trabalho, amizade...Certamente não será igual ao que as pessoas a sua voltam pensam.
E assim é com as mais diversas situações da vida. Uma mesma situação é interpretada de várias formas, cada um vai interpreta-la como pode, sempre de acordo com sua personalidade. Por isso volto a mencionar aqui no blog, ninguém é igual a ninguém, e aceitar que somos diferentes e únicos é o primeiro grande passo para o autoconhecimento e para uma vida plena.
Isso significa que você vai deixar (em partes) de acreditar na concepção de que existe o certo e o errado e vai parar de procurar por uma verdade absoluta e tentar se encaixar nela para viver e ser feliz. Você vai encontrar o seu jeito, a sua verdade, o seu certo e errado e vai se ocupar mais com você e com seus desejos do que com os outros e com aquilo que os outros esperam de você.
Então, temos ai uma forma de explicar como nos tornamos o que somos hoje; e também uma forma de compreender a partir disso, como podemos perceber os fenômenos de forma diferente de nossos amigos e familiares.
Bem, é uma tarefa difícil descrever quem somos, pois estamos em constante mudança, como uma metamorfose. Mas, o que é nosso por natureza, dificilmente podemos negar. É assim com tantas coisas, nossa maneira de amar, de cuidar, de estudar, de se relacionar...enfim. Ela esta sempre conosco e não conseguimos muda-la com facilidade, porque ela é parte do que somos, muitas vezes é necessário aceita-la ao invés de nega-la e quer mudar.
Espero que possam fazer suas reflexões!
Um abraço a todos :)



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo!!
Contribua com sua crítica, sugestões, reflexões!
Seu comentário será bem vindo!