É certo que todos nós queremos
s ser felizes, ter uma vida harmoniosa, com relações saudáveis, viver de forma plena. Mas, sabemos que a vida, na realidade, é cheia de desafios, altos e baixos, dias bons e dias ruins, e ninguém pode ser feliz sempre, pois a dor, o sofrimento e as frustrações, também fazem parte do nosso existir, e colaboram para ser quem somos!
No entanto, no sofrimento nos desenvolvemos como pessoas, aprendemos sobre nossa força e sobre nossa forma de enfrentar e superar as dificuldades, amadurecemos com isso e o mais importante é que possamos perceber que a dor é nossa, nós que de certa forma a criamos ou alimentamos. Não são os outros ou as outras coisas que causam nossa infelicidade, mas sim aquilo que aceitamos, aquilo que escolhemos e aquilo que permitimos, ou mesmo onde permanecemos.
Aceitar o sofrimento não significa permanecer passivamente na dor, mas estar consciente de que a dor faz parte do nosso processo vital, e compreender que sofrimento não precisa significar apenas desconforto, mas também pode ser utilizado como uma força positiva que nos leva a mudanças, que nos possibilita repensar a vida que levamos e por ventura, melhorar quem somos.
"O sofrimento e a alegria são correlatos, às vezes dependendo um do outro e as vezes crescendo um do outro".
Enfim, acho que tudo tem um significado, sofrer também tem um propósito. Que seja aprendizado, amadurecimento, isso já me basta!
E você, já parou para pensar qual seria o papel do sofrimento em sua trajetória?
Boa leitura e reflexão a todos :)