quarta-feira, 28 de maio de 2014

Estamos preparados para lidar com a nova geração de jovens?!

"Falta de Limite"
"Desmotivação"
"Desobediência às regras"
"Descaso com os estudos"
"Medos e Ansiedades"

Mais recentemente, essas queixas referente a comportamento de crianças e adolescentes, por parte de pais e professores, tem ganhado força. Sem dúvida todas elas fazem parte da problemática desafiadora que envolve o processo de educar, e mais além disso o movimento de viver!

Acredito que tanto as famílias, quanto as escolas, precisam se reinventar e de alguma forma adaptar-se para poder acolher e conviver com essa nova geração de crianças e adolescentes. Isso não significa que devemos nos render e aceitar tudo, mas sim estar aberto para ouvi-los e dar voz a eles, permitindo que eles possam viver essa fase da vida da melhor maneira, amenizando conflitos e permitindo uma convivência mais harmoniosa.
Tenho pensado que nós enquanto adultos, podemos estar sendo exigentes demais com nossos jovens, queremos que nossas regras e limites sejam obedecidos, queremos que filhos e alunos contemplem nossas expectativas e que suas atitudes sejam de acordo com nossos desejos, com aquilo que julgamos certo e melhor.

Sera que estamos ouvindo o que eles tem a dizer? Ou não temos tempo para isso? Ou será que acreditamos que eles não tem nada a nos ensinar?
Estamos nós, enquanto família e escola, dando voz a seus medos, anseios e angustias?

Ou será que estamos vivendo na tentativa de encaixa-los num padrão de comportamento exemplar, desempenho social e escolar nota 10? ...Desta forma sufocando-os em meio a nossos desejos e exigências!
Precisamos dedicar alguns minutos para esta reflexão, sobre o que esperamos desta geração, sobre nossas exigências, nossas expectativas, que convivência estamos construindo e, nesse processo d educar refletir sobre nossos erros  acertos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo!!

Contribua com sua crítica, sugestões, reflexões!
Seu comentário será bem vindo!