sexta-feira, 11 de abril de 2014

A Estação...



Post de hoje para refletirmos....

Escondida dentro de nós há uma visão ideal daquilo que queremos alcançar. Imagine que estamos viajando de trem. Pela janela observamos as cenas que passam, crianças acenando numa encruzilhada, alguns animais pastando num morro distante, fileiras de plantações, montanhas e colinas no horizonte, silhuetas de cidades. Mas acima de tudo, em nossa mente, está o destino final, aquilo que queremos alcançar. Imaginamos que algum dia desceremos numa estação. Ao chegar lá, nossos sonhos se realizarão e as peças de nossa vida se encaixarão, completando o quebra-cabeça. Inquietos, andamos pelo corredor do trem, contando os minutos, esperando, esperando, esperando chegar a tal estação. “Quando chegar a estação, tudo vai acontecer!”, pensamos. “Quando eu fizer 18 anos”. “Quando eu passar no vestibular”. “Quando terminar a faculdade”. “Quando eu comprar um carro”. “Quando aparecer aquela pessoa especial em minha vida”. “Quando eu me casar”. “Quando meu filho acabar a faculdade”. “Quando terminar de pagar as prestações da casa”. “Quando eu for promovido”. “Quando me aposentar”. “Quando... ai então serei feliz”.
Acontece que, mais cedo ou mais tarde, descobrimos que não existe estação, não existe lugar de chegada onde encontraremos o nosso ideal. A verdadeira alegria da vida é a própria viagem. A estação é um sonho que cada vez se afasta mais de nós e, cada vez nos afasta mais da vida, que acontece todo dia, todo instante. Quem vive preocupado com aquilo que ainda deve acontecer, esquece de perceber o que esta de fato acontecendo. Quem vive sonhando com uma vida ideal, filhos ideais, marido e esposa ideais, não consegue perceber quantas coisas ideais você já tem a sua volta, e como as pessoas ao seu redor são especiais, como elas tem qualidades além de defeitos, como a vida é legal apesar das dificuldades...
“Aproveite o momento” é um bom ditado. Não são as dificuldades de hoje que preocupam os homens; são os remorsos do passado e os medos do futuro. Remorso e medo são ladrões gêmeos que nos roubam o presente. Pare de andar para lá e para cá no corredor do trem, contando os minutos. Em vez disso, caminhe mais calmamente, tome mais sorvete, ande mais descalço, brinque mais, veja mais o pôr do sol, ria mais, chore, faça novos amigos, ame as pessoas, e se esforce para perceber nas pessoas suas qualidades, habilidades, seu potencial, afinal não são somente nossos defeitos que nos “definem”, são também nossos sonhos, nossas qualidades,  nossas habilidades, nossa coragem... A vida deve ser vivida enquanto vivemos. A estação final é incerta demais, e pertence ao futuro. Vivemos um dia de cada vez, buscando fazer nosso melhor, nos conhecendo, aceitando nossas características e nos respeitando enquanto pessoas!
Desejo a todos que possam fazer boa viagem, e que apreciem todo o trajeto do trem, que apreciem quem esta ao seu lado, quem entra no vagão e quem o deixa... Aproveitem os momentos de parada e reflita sobre suas atitudes, sobre sua forma de viver! Sempre é tempo para mudar!

E se mudar as coisas sozinho estiver sendo muito difícil, conte com a ajuda de um profissional psicólogo! Descubra mais sobre você, sua forma de ser e de viver, o que esta sendo funcional e o que pode ser melhorado!

Abraços e até breve :)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Benefícios da Psicoterapia!


São muitos os benefícios da Psicoterapia, entre eles a possibilidade de se auto-conhecer, descobrir mais sobre você sobre sua forma de ser, de se relacionar, o que esta sendo funcional e o que pode ser melhorado afim de alcançar bem-estar e uma vida mais plena.
Além disso, é possível trabalhar questões relacionados as dificuldades em relacionamentos, dificuldades com a educação dos filhos, problemas familiares, dificuldades no ambiente de trabalho, ansiedade, estresse, medos, perdas/luto, enfim, tudo aquilo que por algum motivo lhe incomoda, pode ser trabalhado em terapia, é um momento que você vai dedicar para você mesmo, em prol do seu bem estar e qualidade de vida.

A terapia traz uma série de benefícios, quando nos conhecemos e aprendemos mais sobre nossas habilidades, potencialidades e nossa forma de ser e viver, se torna mais fácil enfrentar as questões difíceis da vida, nos sentimos mais seguros e confiantes e aprendemos que nem tudo deve ser “mudado”, algumas coisas precisam ser aceitas.

Muitas vezes é necessário dedicarmos um tempo para nós mesmos, para nos ouvirmos, para refletir sobre a nossa forma de viver e de se envolver, é preciso olhar para dentro de nós, sem julgamentos e preconceitos!, é preciso ser acolhido e respeitado!

Saiba mais sobre os benefícios, você pode deixar seu comentário ou escrever um email para:
primelopsi@gmail.com

Seu contato será muito bem vindo!

Abraços e até breve :)