quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Lei do Desapego

Certamente você já ouviu isso antes, numa música, poema, filme.... E agora esta lendo aqui no blog :)

É sobre isso que escrevo hoje...DESAPEGAR!

Fim de ano chegando e as pessoas (como sempre) atoladas no trabalho e demais afazeres, são os preparativos para Natal, festas e férias... E você já parou para pensar que tudo isso fica mais pesado se estivermos levando conosco, em nossa bagagem, coisas desnecessárias?

Que tal aproveitar esse final de ano para deixar por aqui, em 2014, as coisas que já não lhe cabem mais, que não fazem mais sentido, ou que tal resolver as que estão mal resolvidas e desta forma começar o ano mais leve, com as energias renovadas, e ai?!

Carregamos conosco muitas coisas desnecessárias, magoas, medos, rancor....e os mais diversos sentimentos. E com o tempo, nos sentimos cada vez mais prisoneiros destes, é cansativo carrega-los, é triste...e com certeza não é necessário! Entre em contato com os seus sentimentos e descubra o que já esta na hora de deixar o vento levar :)

Como já dizia minha vó, todos nós sabemos onde o sapato aperta, então ao refletir sobre este post espero que você leitor possa ter essa consciência e saber o que de fato deve continuar com você e o que deve ser deixado pra trás... Peça ao vento para que ele afaste de você tudo aquilo que te pesa, te sufoca te impede de ser feliz e atuar plenamente em sua vida! Mas não se esqueça, que a decisão de desapegar É SUA, o vento pode até ajudar, mas é você quem deve deixar certas coisas partirem...E permitir que outras cheguem!

Sempre lembrando que a psicoterapia pode nos auxiliar muito durante toda nossa caminhada, nos dando suporte e nos possibilitando a descoberta de novos caminhos, novas formas de pensar... Além disso, pode nos encorajar nesse processo desafiador da mudança e do desapego.




segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Menos é Mais!


Nós, seres humanos, temos uma leve tendência a dificultar ou problematizar algumas situações que poderiam ser resolvidas ou vividas de forma simples, objetivas  e serenas.  Quem nunca enrolou, enrolou...pra tomar uma decisão, transformou algo simples em um grande problema, quando as vezes a única coisa necessária era dizer NÃO, ou dar um basta em algo/alguém que incomodava... Muitas vezes as pessoas levam tempo vivendo em sofrimento, as decisões necessárias vão sendo prorrogadas, por diversos motivos, existe sempre um MAS ou um SE... e assim o problema vai ganhando um proporção maior do que deveria, e com isso o sofrimento só aumenta e cada vez se torna mais difícil desatar o nó criado por nós mesmos. Muitas vezes o que acontece é que buscamos agradar aos outros e não a nós, escolhemos para os outros e não para nós, desta forma nos responsabilizamos em escolher algo que faça o outro feliz, e a nós, quem fará?! Também podemos refletir a respeito da perfeição que buscamos em nossas escolhas, estamos sempre querendo acertar, e pior, acertar antes mesmo de experimentar... E tudo isso consome boa parte de nossas energias, desta forma nos sentimos cansados emocionalmente e  claro, desmotivados diante de algo que vivemos ou de alguma decisão a ser tomada. 

Através da psicoterapia é possível clarear algumas coisas, tornar as escolhas mais claras e objetivas, facilitando assim a resolução de determinados "problemas" e melhorando as vivências. 

Quando encontrei essa imagem logo relacionei com as dificuldades que as pessoas encontram em seus relacionamentos, no trabalho, em família, enfim. Muitas vezes estamos envolvidos com pessoas que nos prejudicam, ou em ambientes desfavoráveis e ainda assim vivemos determinadas situações, sempre insatisfeitos, se queixando que não esta bom, mas nenhuma atitude é tomada, e ai o que poderia ser simples de ser resolvido, passa a ser muito difícil. 

E você, ao observar essa imagem, consegue relacioná-la com o que?!

Reflita, você esta sendo objetivo em suas escolhas, em suas experiências de vida....ou esta cada vez mais enrolado (A)??! Esta escolhendo algo por você ou pelo outro?! 


Boa leitura e reflexão.